Pelosi garante aprovação de ajuda às empresas, mas pede apoio aos estados

A líder do Partido Democrata na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi

São Paulo – A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, garantiu a aprovação da ajuda extra para as pequenas empresas norte-americanas, mas defendeu o apoio federal aos governos locais para que, assim, a economia do país possa ser reaberta.

“Vamos aprovar essa legislação com a força bipartidária. Não há dúvida de que vamos apoiar nossas pequenas empresas, mas os estados precisam de apoio na saúde para que a reabertura econômica seja bem sucedida”, disse Pelosi em entrevista para a Bloomberg TV.

Na noite de ontem, o Senado aprovou a lei de US$ 484 bilhões por voto de voz, enviando-a à Câmara para uma aprovação prevista na quinta-feira. O presidente norte-americano, Donald Trump disse, no Twitter que apoia a legislação, cujos componentes finais foram definidos entre as principais autoridades da Casa Branca e os líderes do Congresso.

“A saúde ainda é a chave para a reabertura da economia, então perseguiremos apoio para aumentar a realização de testes”, disse Pelosi.

A presidente da Câmara afirmou que trabalha com ajuda em três fases. A primeira delas foi a de emergência, em março, quando o Congresso aprovou um pacote de alívio de US$ 2,2 trilhões. Segunda fase é a de mitigação, com a ajuda às empresas e a terceira, disse Pelosi, “é continuar a mitigação, com ajuda aos estados na saúde, priorizando o pessoal da linha de frente no combate ao vírus”.

“A chave da reabertura econômica é testar, testar e testar”, completou.