Casa Branca e democratas aparam diferenças sobre rodada extra de ajuda

318
Nancy Pelosi EUA Câmara
A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, ao centro. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – A Casa Branca e a oposição democrata continuam aparando as diferenças em direção a um acordo de estímulos antes do prazo final dado pela presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, para um entendimento antes das eleições de 3 de novembro.

“A presidente da Câmara e o secretário [do Tesouro Steven] Mnuchin falaram às 15 horas [16 horas de Brasília] hoje, por aproximadamente 53 minutos. Nessa ligação, eles continuaram a estreitar suas diferenças. A presidente da Câmara encarregou chefes de comitês de reconciliar diferenças com seus colegas republicanos em áreas-chave”, disse Drew Hammill, assessor de Pelosi no Twitter.

Pelosi disse no fim de semana que deu ao governo de Donald Trump 48 horas para chegar a um acordo de ajuda antes da eleição de 3 de novembro. Esse prazo acaba amanhã.

“A presidente da Câmara continua com a esperança de que, até o final do dia de amanhã tenhamos clareza sobre se conseguiremos aprovar um projeto de lei antes das eleições. As duas autoridades falarão novamente amanhã e o trabalho da equipe continuará 24 horas”, afirmou Hammill em outra mensagem.

Democratas e republicanos vêm tentando há semanas avançar com um acordo para um novo pacote de ajuda. Mas diferenças sobre quanto estímulo é necessário e quão amplo deve ser o projeto de lei complicam as negociações.