Pelosi critica discurso de Trump após ser vista rasgando o texto

731
Nancy Pelosi EUA Câmara
A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, ao centro. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – A presidente da Câmara dos Deputados norte-americana, Nancy Pelosi, criticou o discurso do Estado da União realizado ontem à noite pelo presidente do país, Donald Trump. Pelosi disse que o mandatário não ofereceu “nenhum alento a quem se preocupa com o futuro do serviço de saúde” do país e disse que Trump “mais uma vez repetiu
inverdades” em sua fala.

“A questão de maior preocupação para a maioria dos norte-americanos é a assistência médica”, disse Pelosi em um comunicado oficial. “Fomos informados de que o Presidente teria uma mensagem positiva sobre cuidados de saúde. No entanto, o discurso do presidente Trump hoje à noite não confortou os 130 milhões de norte-americanos com condições médicas já existentes ou as famílias que lutam para comprar os medicamentos de que precisam”.

Segundo ela, “o manifesto de inverdades apresentados em página após página do discurso desta noite deve ser um chamado à ação para todos que esperam a verdade do Presidente e as políticas dignas de seu cargo e do povo norte-americano. O povo espera e merece que um presidente tenha integridade e respeito pelas aspirações de seus filhos”.

Pelosi demonstrou irritação no discurso do Estado da União apresentado ontem por Trump no Congresso norte-americano. No início da apresentação, a presidente da Câmara estendeu a mão para apertar a de Trump, mas ele ignorou o gesto. Depois, ao fim do discurso, enquanto o presidente agradecia os aplausos da plateia, Pelosi podia ser vista rasgando as páginas do discurso de forma visível.

Mais tarde, ela postou em sua página do Twitter uma foto do momento em que
é ignorada por Trump e afirmou que “os democratas nunca deixarão de estender
a mão da amizade para fazer o trabalho para o povo. Trabalharemos para
encontrar um terreno comum onde pudermos, mas permaneceremos firmes onde não
pudermos”.