Pelosi anuncia apoio ao USMCA revisado e votação pode ocorrer na próxima semana

39

Por Carolina Gama

São Paulo – A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou que a maioria democrata apoiará o Acordo Estados Unidos México Canadá (USMCA, na sigla em inglês) revisado e que havia sido negociado originalmente pelo presidente norte-americano, Donald Trump, com os líderes dos demais países em novembro do ano passado.

A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi. Foto: Divulgação/ Democratas da Câmara

Em entrevista coletiva, Pelosi disse que os democratas conseguiram concessões de última hora sobre algumas disposições do USMCA, especialmente sobre as questões trabalhistas, o que pode fazer com que o pacto seja colocado em votação na próxima semana.

“O USMCA revisado é muito melhor do que o que foi apresentado originalmente para nós e muito melhor que o Nafta”, disse Pelosi em referência ao Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio. “O USMCA revisado beneficia os trabalhadores norte-americanos”, acrescentou.

Questionada sobre o anúncio do apoio democrata ao USMCA no mesmo dia em que a Câmara apresentou os dois artigos sobre o processo de impeachment de Trump, Pelosi disse que era uma coincidência.

“Calhou de ser no mesmo dia”, disse ela, acrescentando que essa “era uma vitória dos trabalhadores norte-americanos e não do presidente dos Estados Unidos”.

Trump havia acusado Pelosi de obstruir a votação do USMCA na Câmara em troca de apoio para avançar com o processo de impeachment. Mais cedo, membros da casa anunciaram dois artigos contra o presidente norte-americano, um deles indicando crime de abuso de poder e o outro de obstrução da justiça.