Pelosi acusa Casa Branca por impasse e diz que acordo pode ocorrer esta semana

127
A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi / Foto: Nancy Pelosi

São Paulo – A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, disse que um acordo por um novo pacote de alívio de covid-19 pode ser alcançado esta semana, ao mesmo tempo em que acusou a Casa Branca pelo impasse.

“Isso poderia acontecer esta semana na Câmara, mas isso depende do [líder republicano no Senado] Mitch [McConnell], se isso aconteceria no Senado e iria para a mesa do presidente, que é nossa esperança e oração”, disse Pelosi ontem em entrevista à “CNN”.

“Queremos fazer isso o mais rápido possível. Achei que o presidente também queria e isso era parte da influência que cada lado tinha de que ambos queríamos um acordo”, disse ela. “Por que estaríamos conversando se não acreditávamos que poderíamos chegar a um acordo?”, acrescentou. “As pessoas precisam de ajuda imediatamente”.

Pelosi disse que enviou à Casa Branca na sexta-feira uma lista de preocupações remanescentes e que espera respostas hoje. Segundo ela, não há acordo sobre questões importantes como testes de covid-19, benefícios de desemprego e financiamento estadual e local. Ela acusou a Casa Branca pelo impasse. “Eles continuam movendo as traves”, disse.

Na sexta-feira passada, Pelosi havia afirmado que um acordo antes da eleição depende apenas da vontade do presidente do país, Donald Trump. Enquanto a Casa Branca trabalha em uma proposta de US$ 1,9 trilhão, os democratas querem US$ 2,2 trilhões.

Na entrevista de ontem, Pelosi, disse ainda que buscaria outro mandato como presidente da Câmara se os democratas mantiverem sua maioria na Câmara após a eleição de novembro. “Deixe-me dizer também que temos que ganhar o Senado”, afirmou.