Patrick Harker diz que EUA devem ter contração econômica modesta

483
O presidente da unidade do Federal Reserve, Patrick Harker (Fed, o banco central norte-americano) da Filadélfia, Patrick Harker / Foto: Fed Filadélfia

São Paulo – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) da Filadélfia, Patrick Harker, disse que é possível que a economia norte-americana possa ver uma contração modesta no crescimento, em contrapartida o mercado de trabalho deve permanecer forte.

“Poderemos ter alguns trimestres negativos”, disse Harker em uma entrevista ao Yahoo. Ele advertiu que não necessariamente via isso como recessão.

Ele observou que os Estados Unidos ainda têm um mercado de trabalho “muito aquecido” e que o Fed deve continuar a mantê-lo.

Harker ainda afirmou que a economia dos Estados Unidos está começando a mostrar sinais de abrandamento da demanda, o que, se continuado, poderia fazer com que o Fed aumentasse os juros em julho de forma menos agressiva.

“Estamos, novamente, começando a ver alguns sinais de abrandamento da demanda, que é exatamente o que queremos”, disse ele. “Não queremos que ela caia. Queremos colocar a economia em uma posição segura e equilibrada com oferta e demanda”, explicou.

Os comentários de Harker sugerem que a economia já começou a mostrar sinais de desaceleração após a elevação da taxa de juros do Fed desencadeada até o momento, o que levou a taxa básica de juros a ficar entre 1,50% e 1,75%.

Harker, membro suplente do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) este ano, votou a favor da elevação da taxa de juros de 0,75 ponto percentual (pp) do Fed na semana passada.