Parlamento britânico vota propostas indicativas para acordo do Brexit

Primeira-ministra britânica, Theresa May. (Foto: Divulgação)

São Paulo – O parlamento do Reino Unido vota nesta tarde os votos indicativos ao acordo do Brexit – processo de separação do Reino Unido da União Europeia -, para propor alternativas ao acordo de saída realizado pela primeira-ministra, Theresa May.

Dezesseis moções serão apresentadas, e o presidente do parlamento, John Bercow, vai selecionar as que serão votadas. Elas variam entre pedidos de um novo plebiscito a uma saída sem acordo.

Após a escolha das moções e um debate de trinta minutos, os parlamentares as votarão, às 18h30 (horário de Brasília), com a previsão de um resultado para às 19h.

“Seis milhões de pessoas assinaram uma petição pedindo a revogação do Artigo 50 [ que prevê a saída do bloco europeu], e hoje o parlamento vai dar uma chance de acabar com esse desastre”, afirmou o parlamentar escocês Ian Blackford. “O que o governo está fazendo é respeitar a decisão de 2016”, respondeu a primeira-ministra britânica.

As moções são criticas pelo governo, que pode rejeitar o resultado, uma vez que a votação é indicativa. Porém, com um governo enfraquecido e com a perda de apoio, uma potencial rejeição levaria o governo de May a uma perda de poder com o parlamento. Mais cedo, o parlamentar Oliver Letwin, autor da proposta dos votos indicativos, disse à BBC que se May ignorasse o processo, os parlamentares poderiam “forçá-la” a ouvi-los.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com