Parlamento aprova acordo comercial com EUA

614

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O Parlamento do Japão aprovou o acordo comercial com os Estados Unidos, concluído em setembro pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente norte-americano, Donald Trump, visando a reduzir ou eliminar tarifas entre os dois países.

O acordo sobre comércio digital também foi aprovado, segundo comunicado do Parlamento japonês. Os dois acordos entrarão em vigor no dia primeiro de janeiro de 2020.

O pacto comercial prevê que o Japão abrirá novos mercados para cerca de US$ 7 bilhões em produtos agrícolas norte-americanos, e que as tarifas japonesas serão mais baixas ou eliminadas para carne bovina, suína, trigo, queijo, milho e vinho dos Estados Unidos, entre outros itens.

Os Estados Unidos, por sua vez, reduzirão ou eliminarão suas tarifas a ferramentas e máquinas japonesas, como de peças ar condicionado e baterias, além de óculos de sol, entre outros produtos.

Além disso, o acordo prevê US$ 40 bilhões em comércio digital entre as duas economias, afirmou Trump em setembro, ao anunciar a conclusão do pacto, acrescendo que ele vai “reduzir o déficit comercial crônico” com o Japão. A assinatura do acordo ocorreu em outubro.