Parecer sobre reforma será apresentado na quinta-feira, diz Moreira

Por Gustavo Nicoletta

São Paulo – O relator da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara dos Deputados, Samuel Moreira (PSDB-SP), pretende apresentar na quinta-feira (13) o relatório sobre a medida. A expectativa anterior era de que ele apresentasse o documento no início desta semana.

“É importante terça e quarta para construir ainda mais votos, para consolidar ainda mais com a adesão dos governadores que ainda estão contra”, disse Moreira ontem em entrevista a jornalistas, em referência à reunião do Fórum de Governadores prevista para terça-feira em Brasília.

Na semana passada, os governadores brasileiros formalizaram o apoio à inclusão de Estados e municípios na reforma da Previdência que está sendo discutida na comissão especial da Câmara dos Deputados. Os governadores do Nordeste, porém, indicaram ter mais restrições no apoio à reforma como um todo.

O apoio dos governadores à reforma da Previdência é considerado pelo governo como importante para que os congressistas se sintam respaldados para votar a favor das mudanças. A inclusão dos Estados e municípios na reforma poupa o trabalho que os governadores teriam na articulação política de reformas próprias nas respectivas assembleias legislativas de seus Estados.

Moreira também disse que seu parecer deve incluir mais uma modalidade de regras para a transição do atual para o próximo sistema de aposentadorias e que o parecer deve alterar as premissas do regime de capitalização – no qual cada trabalhador forma a própria poupança para a aposentadoria. Segundo o deputado, este regime deve prever também, além da contribuição do empregado, uma parcela de contribuição do empregador.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com