País tem dois casos confirmados; suspeitos sobem a 252

264

São Paulo – O número de casos confirmados do coronavírus no Brasil aumentou de um para dois neste fim de semana. Ambos são de pessoas que viajaram para a Itália, país onde a doença está se alastrando com rapidez. Os casos suspeitos também cresceram, passando de 182 na sexta-feira para 252 no domingo.

Segundo o Ministério da Saúde, o segundo paciente infectado pelo coronavírus no Brasil é um homem de 32 anos que mora em São Paulo (SP) e foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na sexta-feira (28). Ele chegou de Milão, na Itália, na última quinta-feira, e tinha manifestado sintomas.

Durante o voo de volta ao Brasil, usou máscara e no atendimento foram relatados febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e dor de cabeça. Ele está em isolamento domiciliar porque seu quadro clínico é leve e estável.

A investigação de contatos próximos durante o voo e outros locais está em curso por meio das secretarias estadual e municipal, em conjunto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O estado de São Paulo concentra mais da metade dos casos suspeitos no Brasil, com 136. O Rio Grande do Sul vem em seguida, com 27 casos, seguido por Rio de Janeiro (19) e Minas Gerais (17). Também há casos suspeitos em Alagoas (1), Bahia (9), Ceará (6), Distrito Federal (5), Espírito Santo (2), Goiás (5), Mato Grosso do Sul (2), Paraíba (1), Paraná (5), Pernambuco (5), Santa Catarina (9) e Rio Grande do Norte (3).