Ouça o Agência CMA Podcast de 19 de julho


Para ouvir o Podcast, clique no botão logo acima. Se preferir a versão em texto, a transcrição está logo abaixo. Tem sugestões, reclamações, críticas ou elogios? Envie um e-mail para g.nicoletta@cma.com.br.

Olá ouvinte do Agência CMA Podcast. Eu sou Gustavo Nicoletta, editor-chefe da agência, e este é o resumo da semana.

Mesmo sem aprovar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020, o Congresso entrou em recesso esta semana, devendo retomar as atividades somente em agosto.

O Ibovespa refletiu a paralisação do Legislativo, ficando estável durante praticamente toda a semana, visto que um dos principais fatores por trás da movimentação do índice era o noticiário sobre a tramitação das reformas econômicas na Câmara e no Senado.

Ontem, porém, alguns elementos conseguiram reviver um pouco o movimento do mercado.

Por aqui, o governo prometeu que vai autorizar os trabalhadores a sacar parte dos recursos do Fundo de Garantia. Os detalhes serão divulgados na semana que vem.

A expectativa é de que a medida dê um empurrãozinho na economia enquanto ainda não se vê um efeito mais forte das reformas sobre o crescimento.

Outro fator positivo para o mercado brasileiro veio do exterior. O vice-presidente do comitê de política monetária do banco central dos Estados Unidos, John Williams, fez um discurso defendendo “medidas imediatas” para combater condições econômicas adversas.

A declaração reforçou a aposta de que os juros nos Estados Unidos vão cair no final deste mês, e em um ritmo relativamente acentuado, com um corte de meio ponto porcentual – o dobro do que o mercado esperava até então.

Na próxima semana, no Brasil, o evento mais relevante deve ser o anúncio do governo a respeito dos saques do Fundo de Garantia, esperado para quarta ou quinta-feira.

Além disso, termina na segunda-feira o prazo para que a equipe econômica indique se será necessário um congelamento adicional nos gastos públicos.

A expectativa é de que seja anunciado um contingenciamento extra, visto que a previsão de crescimento do PIB, um dos parâmetros usados na conta, vem caindo sem parar desde maio, quando foi feito o último anúncio do tipo pelo Planalto.

Entre os indicadores, vale destacar a divulgação da prévia da inflação de julho, na terça-feira.

No exterior, o destaque vai para o possível anúncio do novo primeiro-ministro do Reino Unido, na terça-feira, que terá a tarefa de costurar um acordo para o divórcio entre o país e a União Europeia. O mais provável ocupante do cargo é o ex-ministro de Relações Exteriores britânico, Boris Johnson.

Na quinta-feira, está previsto o anúncio da decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), e a expectativa é de que a instituição sinalize que a partir de setembro haverá corte de juros ou adoção de outros tipos de medidas de estímulo.

A próxima semana também trará, na quarta-feira, dados sobre a atividade do setor privado na Europa e, na sexta-feira, a leitura preliminar do PIB dos Estados Unidos referente ao segundo trimestre.

Com isso eu encerro o nosso boletim semanal. Boa semana, bons negócios.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com