Casa Branca previa desafios para chegar a acordo nuclear com Irã

386

São Paulo – Os Estados Unidos já esperavam desafios para chegar a um acordo nuclear com o Irã, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em coletiva de imprensa, ao ser questionada sobre as restrições ao acesso de inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) em usinas de enriquecimento de urânio iranianas.

“Já esperávamos ter desafios para chegar a um acordo”, disse Psaki. “Acreditamos que o Irã está em desacordo com os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e deve cumprir com suas obrigações sob o acordo de segurança com a AIEA”, afirmou.

“Trabalhamos com parceiros e aliados para apoiar a AIEA para garantir a realização se deu importante trabalho”, disse ela.

“Nossa mensagem continua a ser de que uma das razões para continuar buscando um acordo diplomático e reengajar com parceiros e com o Irã, mesmo indiretamente, é porque queremos ter esse acesso confiável e entender, ter visibilidade do que os iranianos estão fazendo e quão perto estão de uma arma nuclear”.

Psaki reiterou que foi concluída a sexta rodada de negociações, e que não há previsões sobre a próxima rodada. Os Estados Unidos e o Irã estão negociando os termos para reviver o acordo nuclear multilateral de 2015. O ex-presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos do pacto em 2018, e voltou a impor sanções econômicas.

Desde abril, negociadores iranianos, norte-americanos, europeus, russos e chineses se reúnem em Viena para chegar a um acordo sobre uma maneira de os Estados Unidos voltarem ao pacto nuclear, suspender as sanções ao Irã, e reverter as recentes violações do Irã às principais limitações de suas armas atividades de enriquecimento, estipuladas em convênio.