Orientação nova para máscaras veio do CDC, não do presidente, diz Casa Branca

Pessoas esperam em fila para fazer teste em Nova York / Foto: ONU

São Paulo – A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, insistiu que a nova orientação sobre o uso de máscaras veio do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) e não do presidente norte-americano, Joe Biden.

Psaki disse que a orientação de que os indivíduos vacinados não são obrigados a usar máscaras em ambientes fechados ou ao ar livre, ou à distância física, foi feita pelo CDC. “Não por nós, não pelo presidente”, disse Psaki, acrescentando que a Casa Branca estava trabalhando para implementar a nova orientação “em todo o governo”.

“Nosso guia tem sido ouvir a orientação de nossas equipes e especialistas médicos e de saúde e é exatamente isso que estamos fazendo neste caso”, disse Psaki.

Segundo Psaki, caberia aos estados e empresas decidir como se portar a partir de agora.

“A orientação não diz aos estados e localidades exatamente como eles devem implementar”, respondeu Psaki, observando que alguns estados e comunidades estavam à frente de outros em termos de vacinação de grandes faixas de suas populações, e que caberia a essas comunidades e empresas a melhor forma de implementar a nova orientação.