Oposição prejudica acordo de Brexit com UE, diz Johnson

Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Foto: Divulgação/ Downing Street

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que a tentativa dos legisladores da oposição de impedir o Brexit sem acordo com a União Europeia (UE) prejudica as negociações com o bloco europeu.

“Enquanto eles pensam na UE que o Parlamento pode tentar bloquear o Brexit, menor a probabilidade de eles nos darem o acordo que queremos”, disse Johnson a repórteres. “O mais estranho é que, quanto mais os parlamentares tentam bloquear o Brexit sem acordo, maior a probabilidade de que acabemos nessa situação”.

O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, e outros líderes de oposição se reuniram esta semana e afirmaram que vão tentar impedir o Brexit sem acordo nos poucos dias em que o Parlamento ficar aberto após o recesso e antes do fechamento arquitetado por Johnson.

O Parlamento retorna suas atividades no dia 3 de setembro. Johnson solicitou na quarta-feira à Rainha Elizabeth II a suspensão do Parlamento por cinco semanas até o dia 14 de outubro, visando a impedir que os legisladores da oposição vetem sua decisão de retirar o Reino Unido da UE mesmo sem acordo no dia 31 de outubro. A rainha atendeu ao pedido.

O principal impasse entre Londres e Bruxelas envolve a solução “backstop” na fronteira irlandesa. Johnson quer que o mecanismo seja retirado do acordo de saída. O “backstop” visa a manter a Irlanda do Norte, parte do Reino Unido, temporariamente no bloco europeu para evitar uma fronteira física
com a Irlanda.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com