Opep revisa para baixo projeção de demanda global em 2019 e 2020

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) revisou para baixo sua projeção de crescimento da demanda global por petróleo para 2019 e 2020, citando as incertezas relacionadas ao crescimento da economia global.

Segundo relatório mensal da Opep, a demanda global pela commodity deve subir em 1,02 milhão de barris por dia (bpd) este ano ante 2018, somando 99,92 milhões de bpd, após a projeção de alta de 1,10 milhão de bpd feita no relatório do mês anterior.

“A queda pode ser atribuída a dados mais fracos do que o esperado no primeiro trimestre de 2019 de vários centros de demanda globais e a projeções de crescimento econômico mais lento para o restante do ano”, diz a Opep.

Para o ano que vem, demanda deve subir 1,08 milhão de bpd, somando 100,92 milhões de bpd, após a projeção de alta de 1,14 milhão de bpd no mês anterior, em especial “devido a mudanças nas perspectivas globais para 2020”. Segundo a Opep, muitas incertezas estão vindo da área política.

“A disputa comercial entre os Estados Unidos e a China está em andamento, o Brexit e a desaceleração na Alemanha são grandes na União Europeia, a crise da dívida soberana na Argentina está atenuando o crescimento da América Latina e os desafios estruturais em andamento na Índia estão levando a economia a diminuir significativamente a produção”.

OFERTA

A Opep revisou para cima a projeção para a produção dos países de fora do cartel para este ano, refletindo a projeção mais forte para a produção na Rússia, no Cazaquistão, na Austrália e no Canadá, o que compensou as revisões para baixo na oferta dos Estados Unidos.

O fornecimento dos países não membros da Opep deve avançar em 1,99 milhão de bpd este ano, em base anual, para 64,40 milhões de bpd, após a projeção de alta de 1,97 milhões de bpd do relatório anterior.

Para 2020, a previsão de crescimento na demanda dos países de fora da Opep foi revisada para baixo, em 136 mil bpd, para 2,25 milhão de bpd, somando 66,65 milhões de bpd, refletindo a expectativa por oferta menor nos Estados Unidos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com