Opep mantém previsão de crescimento da demanda global em 2024 em 2,2 milhões de bpd

95
Foto: Exxon Mobil

São Paulo – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve sua visão positiva para o crescimento da demanda por petróleo e revisou para cima suas previsões de crescimento econômico para este ano, destacando o bom desempenho das principais economias.

Segundo o relatório mensal divulgado nesta quarta-feira, a Opep reafirmou que espera um aumento na demanda por petróleo de 2,2 milhões de barris por dia (bpd) em 2024, elevando a demanda total para 104,5 milhões de barris por dia, impulsionada pelo transporte aéreo e mobilidade rodoviária. As projeções de crescimento da demanda para o próximo ano também permaneceram estáveis, em 1,8 milhões de barris por dia.

O grupo destacou que níveis robustos de demanda serão sustentados por uma economia global resistente, com expectativas de que as pressões inflacionárias continuem a diminuir no segundo semestre.

Além disso, a Opep revisou para cima suas previsões de crescimento econômico global para 2,9% este ano, ante os 2,8% anteriores, com a zona do euro agora projetada para crescer 0,7%, impulsionada pela recuperação do turismo durante o verão do hemisfério norte e pelo gradual aumento na produção industrial.