Opep+ anuncia que irá manter alta de 400 mil barris por dia na produção

627
Foto: Troy Stoi/ freeimages.com

São Paulo – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados concordaram em continuar a aumentar sua produção em 400 mil barris por dia (bpd) em janeiro, mesmo depois do surgimento da variante Ômicron.

Em comunicado oficial após a reunião de hoje, o cartel, em parceria com a Rússia e outros produtores aliados, “reafirma o plano de ajuste de produção e o mecanismo de ajuste de produção mensal aprovado na 19 ONOMM e a decisão de ajustar para cima a produção geral mensal em 400 mil bpd para o mês de janeiro de 2022”.

Além disso, os países também concordaram a “continuar a monitorar o mercado de perto e fazer ajustes imediatos, se necessário”, “prolongar o período de compensação até o final de junho de 2022 conforme solicitado por alguns países com baixo desempenho” e “realizar a 24 Reunião Ministerial da Opep e não Opep em 4 de janeiro de 2022”.

A decisão da Opep+, como é chamado o grupo em parceria com a Rússia, vinha sendo esperada com ansiedade pelos traders depois que os Estados Unidos e outros países anunciaram a liberação de parte de sua Reserva Estratégica de Petróleo como forma de diminuir os altos preços dos barris.

O grupo estava sendo pressionado para aumentar sua produção além da cota de 400 mil bpd mas, com a chegada da variante Ômicron, a demanda foi ameaçada e muitos acreditaram que o cartel não iria seguir nem mesmo com o aumento planejado.