OMS diz que próximas semanas serão críticas para Europa

623
Bandeira com o símbolo da Organização Mundial da Saúde (OMS). (Foto: Missão dos EUA/Eric Bridiers)

São Paulo – O número de novos casos de covid-19 na Europa está aumentando, e as próximas semanas serão críticas na região, disse o diretor regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge, em coletiva de imprensa online. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

Ele reconheceu que nos dez países da região mais afetados pela pandemia foram registrados resultados positivos e uma redução no número de novos pacientes recentemente, principalmente na Espanha, Itália, Alemanha, Suíça e França.

“Mas pequenos sinais positivos em alguns países são prejudicados por taxas negativas em outros países, incluindo Reino Unido, Turquia, Ucrânia, Bielorrússia e Rússia. As próximas semanas serão críticas para a Europa”, enfatizou Kluge.

O chefe regional da OMS destacou que os novos casos continuam a aumentar na Europa. “Nas últimas semanas, o número de novos casos na Europa quase dobrou e está se aproximando de um milhão. Isso significa que quase 50% de todos os casos no mundo correspondem à Europa”, disse.

Desde 11 de março, a OMS classificou como uma pandemia a doença provocada pelo novo coronavírus, covid-19, detectada na cidade chinesa de Wuhan no final de 2019.

Globalmente, mais de dois milhões de casos do vírus foram detectados, incluindo mais de 137 mil mortes, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Mais de 517 mil pessoas superaram a infecção.