OMC melhora projeção para crescimento do comércio global neste ano

Foto: Divulgação/Henrique Mendizabal

São Paulo – A Organização Mundial de Comércio (OMC) melhorou suas projeções para o crescimento do comércio global para este ano, passando-as para alta de 8,0% de 7,2% nas estimativas anteriores. Para 2022, a entidade espera uma desaceleração, com crescimento nas trocas internacionais de 4,0%. Em 2020, o comércio global encolheu 5,3%.

Segundo a OMC, as perspectivas de uma recuperação rápida no comércio mundial melhoraram à medida que as trocas de mercadorias se expandiram em ritmo mais acelerado do que o esperado no segundo semestre do ano passado.

A desaceleração prevista para 2022, de acordo com a entidade, corresponde aos efeitos da pandemia de covid-19, que continuarão a ser sentidos, deixando o ritmo de expansão do comércio global ainda abaixo de sua tendência pré-crise.

A perspectiva relativamente positiva de curto prazo para o comércio global é prejudicada por disparidades regionais, fraqueza contínua no comércio de serviços e atrasos nos cronogramas de vacinação, especialmente nos países pobres, segundo a OMC.

Para a organização, a covid-19 continua a representar a maior ameaça para as perspectivas para o comércio, uma vez que novas ondas de infecção podem facilmente prejudicar qualquer recuperação esperada.

“A forte recuperação do comércio global desde meados do ano passado ajudou a suavizar o golpe da pandemia para pessoas, empresas e economias”, disse a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala. “Manter os mercados internacionais abertos será essencial para as economias se recuperarem desta crise e uma distribuição rápida, global e equitativa da vacina é um pré-requisito para a recuperação forte e sustentada de que todos precisamos”, acrescentou.

“Aumentar a produção de vacinas permitirá que as empresas e escolas reabram mais rapidamente e ajudará as economias a se recuperarem. Mas, enquanto um grande número de pessoas e países forem excluídos do acesso suficiente às vacinas, isso irá sufocar o crescimento e reverter o risco de saúde e recuperação econômica em todo o mundo “, completou.

Além das projeções sobre o comércio global, a OMC também apresentou estimativas para a economia. De acordo com a organização, o Produto Interno Bruto (PIB) mundial a taxas de câmbio de mercado deve crescer 5,1% em 2021 e 3,8% em 2022, após contração de 3,8% em 2020.