Número de brasileiros presos na fronteira dos EUA aumenta em 20 vezes

Foto: Kindel Media / Pexels

São Paulo – O número de brasileiros presos por tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos pela fronteira com o México aumentou 20 vezes este ano e passou de 7 mil, segundo a Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos (USBP, na sigla em inglês).

Dados do Setor de San Diego (SDC, na sigla em inglês) mostram que desde 1 de outubro de 2020, os agentes prenderam 7.300 brasileiros, número 20 vezes maior do que os 330 brasileiros apreendidos em todo o ano fiscal de 2020.

Além disso, considerando todos os meses desde abril de 2021, o SDC – que guarda a fronteira entre a Califórnia e o México – encontrou mais de 1.000 brasileiros que entraram ilegalmente nos Estados Unidos, ante as seis apreensões em relação ao mesmo período do ano fiscal de 2020.

A SDC informou ainda que administrando o aumento atual de imigrantes que cruzam ilegalmente a fronteira, com apreensões até o momento ultrapassando 100.000 – o maior número em mais de uma década.

“Apesar dos desafios, nossos agentes continuam decididos a proteger os Estados Unidos enquanto processam os imigrantes de maneira humana e profissional. Estou orgulhoso de tudo o que eles fazem e dos sacrifícios que fazem todos os dias”, disse o gente de patrulha chefe do setor da USBP San Diego, Aaron M. Heitke.