Novo governo da Itália pode depender de apoio do Partido Democrático a Conte

Por Cristiana Euclydes

Primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte. Foto: Divulgação/ Governo da Itália

São Paulo – O Movimento 5 Estrelas (M5S) da Itália disse que realizará outra reunião com o Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, para negociações de coalizão somente se o PD aprovar o premiê Giuseppe Conte para liderar um potencial novo governo. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

Ontem, os dois partidos pareciam quase formar uma coalizão, já que o PD parecia ter levantado seu veto a Conte, que não pertence a nenhum partido, como chefe de um novo governo. Mas essa decisão precisa ser aprovada pela diretoria do partido.

“Veremos o PD novamente quando seus órgãos do partido aprovarem um mandato para Conte”, disse o partido M5S em comunicado citado pela agência de notícias “ANSA”.

O líder do M5S, Luigi Di Maio, afirmou estar “cansado de jogar”. No início do dia, o M5S cancelou uma reunião planejada com o PD, enquanto o partido de centro-esquerda adiou a reunião de seus executivos para quarta-feira de manhã.

A coalizão de governo do partido M5S e da Liga se separou no início deste mês por iniciativa do chefe da Liga, Matteo Salvini.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com