Novas linhas de liquidez do BC são positivas para bancos, diz Moody’s

Imagem: Shutterstock

São Paulo – As novas linhas de liquidez do Banco Central (BC), divulgadas na semana passada, são positivas para o crédito dos bancos brasileiros, afirmou a agência de classificação de risco Moody’s.

“As linhas de liquidez permitirão às instituições financeiras tomar recursos adicionais do banco central, caso necessário, para gerenciar apertos de fluxo de caixa no curto prazo e abordar potencial escassez de liquidez entre as posições de ativos e passivos”, afirmou.

A Moody’s apontou que as linhas devem beneficiar principalmente os bancos pequenos e médios, que tem acesso limitado ao financiamento decorrente de depósitos de correntistas do varejo – mais estáveis, menos caros e com prazos mais longos em relação aos recursos vindos de depósitos de clientes institucionais.

As linhas de liquidez estarão disponíveis às instituições financeiras de forma permanente a partir de 16 de novembro e elas poderão acessar os recursos em troca de garantias ao BC – inicialmente na forma de debêntures e notas comerciais, mas eventualmente por meio de ativos relacionados ao crédito, como cédulas de crédito bancário.