Nova York suspende obrigatoriedade de máscaras em ambientes fechados

501
Foto: União Europeia (UE)

São Paulo – A governadora de Nova York, Kathy Hochul, informou que irá suspender novamente a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no estado norte-americano.
De acordo com Hochul, a mudança terá efeito a partir de amanhã e ocorre após a diminuição do número de infecções e hospitalizações devido à covid-19 em todas as regiões de Nova York.
“Não estamos onde estávamos no início de dezembro. Os nova-iorquinos fizeram a coisa certa para superar o surto de covid durante o inverno”, disse a governadora durante uma coletiva sobre a covid-19. “Agora podemos suspender o mandato estadual de uso de máscara ou vacinação completa para acessar locais fechados a partir de amanhã”, completou Hochul.
No dia 10 de dezembro, quando o estado de Nova York instituiu o protocolo estadual que obrigava o uso de máscaras ou vacinas, a média-móvel semanal por 100 mil habitantes era de 51 casos. No auge do surto da variante Ômicron, em janeiro, esse número chegou a quase 382. Atualmente o índice é de 35 casos por 100 mil habitantes.
Hochul ainda disse ter conversado ontem com professores, superintendentes e representantes dos alunos sobre manter as escolas abertas, informando que irá atualizar o protocolo de covid nas instituições em março, após analisar os dados relativos ao coronavírus.
“Estamos fazendo testes para que as crianças possam voltar em segurança após o recesso de inverno, e espero fazer uma avaliação sobre máscaras com base nos dados no início de março”, disse a governadora.