Negociações comerciais de Brexit entram em horas decisivas

159
Foto : União Europeia

São Paulo – As negociações sobre a futura relação comercial entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) no pós-Brexit entraram em suas horas decisivas, enquanto divergências sobre pesca, governança e igualdade de condições permanecem.

“Horas decisivas para o futuro das relações UE-Reino Unido: negociador-chefe da UE Michel Barnier começou a informar os embaixadores da UE sobre a situação atual das negociações do Brexit”, disse o porta-voz da presidência alemã da UE, Sebastian Fischer, em mensagem no Twitter.

As equipes de negociação de Londres e Bruxelas se reuniram ontem para tentar chegar a um acordo. O Reino Unido deixou a UE em janeiro deste ano, mas permanece sob os termos comerciais do bloco até o final do período de transição, em 31 de dezembro, enquanto os dois lados negociam um novo arranjo.

A presidente da Comissão Europeia, braço executivo da UE, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, decidiram no final de semana que valia a pena continuar as conversas, após as negociações estagnarem na sexta-feira depois de vários dias de negociações em Londres.

Segundo os dois líderes, em comunicado conjunto divulgado no sábado, houve progressos em muitas áreas. “No entanto, diferenças significativas permanecem em três questões críticas: igualdade de condições, governança e pescas. Ambos os lados sublinharam que nenhum acordo é viável se essas questões não forem resolvidas”, diz a nota.

“Embora reconhecendo a seriedade dessas diferenças, concordamos que um esforço adicional deve ser realizado por nossas equipes de negociação para avaliar se elas podem ser resolvidas”. Ainda segundo o comunicado, depois de reuniões entre as equipes no domingo, os dois líderes vão conversar hoje à noite.

Von der leyen disse há duas semanas que a UE está preparada para Brexit sem acordo comercial com Reino Unido.

O vice-presidente da Comissão Europeia para Relações Interinstitucionais e Supervisão, Maros Sefcovic, disse que teria uma reunião hoje com o ministro-chefe do gabinete britânico, Michael Gove, para discutir a implementação do acordo comercial pós-Brexit, incluindo a fronteira entre as Irlandas.

“Eu vou encontrar com Michael Gove hoje em Bruxelas para discutir a implementação do acordo de saída, incluindo o Protocolo sobre a Irlanda e a Irlanda do Norte. Estamos trabalhando muito para garantir que ele esteja totalmente operacional a partir de primeiro de janeiro de 2021”, disse Sefcovic, em mensagem no Twitter.