Negociação do Brexit segue construtiva, diz UE

123

Por Gustavo Nicoletta

Foto: Divulgação/ Serviço Audiovisual da Comissão Europeia

São Paulo – As negociações para separar o Reino Unido da União Europeia (UE) – processo apelidado de Brexit – continuaram em nível técnico no fim de semana e foram “construtivas”, segundo comunicado divulgado pelo bloco europeu. Apesar disso, “muito trabalho ainda precisa ser feito”, diz o documento

Segundo o comunicado, o principal negociador da UE, Michel Barnier, informou os embaixadores da União Europeia ontem à tarde a respeito do andamento das negociações e o comitê do Parlamento Europeu que acompanha o assunto.

A expectativa é de que as conversas em nível técnico continuem hoje, com uma nova reunião entre Barnier e os ministros no Conselho de Assuntos Gerais do bloco na terça-feira.

Na quarta-feira passada, Barnier havia dito que um acordo entre a UE e o Reino Unido a respeito do Brexit estava “fora de alcance” porque ainda não havia sido encontrada uma solução conjunta para impedir que, depois que os britânicos deixassem a UE, fosse criada uma barreira física entre a Irlanda do Norte (que sairia do bloco) e a Irlanda (que permaneceria com os europeus).

Barnier também mencionou que o Reino Unido ainda não havia apresentado uma proposta razoável para como funcionaria o processo alfandegário na Irlanda do Norte e havia atrelado o funcionamento da fronteira entre o país e a UE a decisões políticas da Irlanda do Norte, o que poderia trazer instabilidade.

Na sexta-feira, porém, o Reino Unido concordou em intensificar as negociações e em encontrar soluções para os pontos questionados por Barnier.