Movimentos financeiros não devem ser observados isolados, diz vice do Fed

766
O vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Richard Clarida / Foto: Federal Reserve

São Paulo – O vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Richard Clarida, disse que os persistentes movimentos do mercado financeiro podem ser informativos da atual condição econômica do país, mas nunca são “avaliados isoladamente” e sempre colocados em contexto.

“Meus colegas e eu analisamos a evolução do mercado financeiro, mas nunca isoladamente e sempre no contexto de equilibrar os sinais dessa área com sinais complementares de pesquisas e modelos econométricos”, disse Clarida durante fórum sobre política monetária na Universidade de Boston, em Nova York.

“É justo dizer que quando os sinais dessas três fontes se alinham na mesma direção, o efeito é maior e, portanto, mais material do que quando os sinais fornecem interpretações conflitantes”, acrescentou.

Clarida foi convidado a abordar o problema do “jogo de espelhos”, quando o banco central pode acabar colocando peso demais nas reações do mercado financeiro na hora de fazer suas decisões sobre política monetária. Os efeitos dessa prática poderiam piorar a economia do país e causar ainda mais instabilidades nas bolsas.

Segundo ele, a instabilidade do mercado financeiro é um bom índice para saber a confiança dos negócios e se a economia estão sólida o suficiente, mas não pode ser observada de forma isolada.