Moderna entrega 100 milhões de doses aos EUA e deve cumprir acordo

Foto: Brian Hoskins / freeimages.com

São Paulo – A Moderna entregou 100 milhões de doses de sua vacina contra a covid-19 ao governo norte-americano e informou que deve entregar mais 200 milhões de doses nos meses de maio e junho.

“A empresa espera cumprir as datas de compromisso com o governo dos Estados Unidos para todas as doses atualmente encomendadas, incluindo a entrega das segundas 100 milhões de doses até o final de maio de 2021 e as terceiras 100 milhões de doses até o final de julho 2021”, diz o comunicado da empresa.

Segundo a Modernas, mais de 67 milhões de doses de sua vacina contra a covid-19 foram administradas nos Estados Unidos, citando dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

A Moderna aumentou suas remessas para o governo dos Estados Unidos cinco vezes desde o recebimento da autorização de uso de emergência da Food and Drug Administration (FDA, equivalente à Anvisa no Brasil), em 18 de dezembro de 2020, passando de mais de 16 milhões de doses no quarto trimestre de 2020 para 88 milhões de doses no início do primeiro trimestre de 2021.

Segundo a nota, os envios mensais para o governo dos Estados Unidos no primeiro trimestre foram de 18 milhões de doses em janeiro, 26 milhões de doses em fevereiro e 44 milhões de doses até o momento em março.

“Olhando para o futuro, a empresa espera enviar entre 40 e 50 milhões de doses por mês ao governo dos Estados Unidos para cumprir seus compromissos. Todo o fornecimento do governo norte-americano vem da cadeia de fornecimento dedicada da Moderna no país”, diz a empresa em comunicado.