Mnuchin espera acordo comercial de EUA e Reino Unido este ano

220
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin. Foto: Stephen Jaffe/ FMI

São Paulo – Os Estados Unidos esperam concluir um novo acordo comercial com o Reino Unido até ao fim deste ano, disse secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, em discurso em um evento em Londres, no final de semana.

“O Reino Unido é nosso relacionamento mais importante, é uma relação muito estratégica”, disse Mnuchin. Segundo ele, após os Estados Unidos concluírem a primeira fase do acordo comercial com a China, acordos com o Reino Unido e a União Europeia (UE) são prioridade.

“Nós dissemos que nossa meta é entregar ambos os acordos comerciais este ano, e eu acho que, do ponto de vista dos Estados Unidos, estamos prontos para dedicar muitos recursos. Acho que o Reino Unido e os Estados Unidos têm economias muito similares, como grande foco em serviços, e acho que será uma relação importante”.

Segundo Mnuchin, o presidente norte-americano, Donald Trump, já afirmou que no pós-Brexit um acordo com o Reino Unido estará no topo da lista em termos de negociações comerciais. A previsão é de que o Reino Unido deixe o bloco europeu no final desta semana, no dia 31 de janeiro.

O secretário disse ainda que há certas questões que os britânicos precisam resolver com a UE, mas muitas podem ser abordadas simultaneamente. “Estamos ansiosos para continuar nossa ótima relação comercial e, se alguma coisa, haverá significativamente mais comercio entre os Estados Unidos e o Reino Unido”, concluiu.