Ministros discutem inflação e alta de preços de energia em Eurogrupo

O presidente do Eurogrupo (que reúne os ministros das Finanças da eurozona), Paschal Donohoe / Foto: União Europeia

São Paulo – O Eurogrupo (que reúne os ministros de Finanças da zona do euro) discute na reunião de hoje sobre a aceleração da inflação e as recentes altas nos preços de energia nos países da região, além da coordenação dos planos de recuperação econômica e a união
bancária.

“Nosso encontro começará com uma discussão com relação à performance geral da economia na zona do euro com um foco particular nas tendências inflacionárias e, sob isso, o papel dos preços de energia e os efeitos que está tendo nos atuais níveis de preços”, disse o presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, ao chegar à reunião, em Luxemburgo.

“Depois disso, vamos então discutir as recomendações da zona do euro”, sobre como é possível fazer mudanças nas políticas orçamentárias na implementação de nossos planos de recuperação dentro na Europa no próximo ano, de acordo com Donohoe.

Segundo comunicado do Eurogrupo, os ministros farão um balanço da execução das prioridades da zona do euro nos planos de recuperação e resiliência, com base numa apresentação da Comissão Europeia, o que lhes permitirá também trocar pontos de vista sobre as futuras prioridades em matéria de política econômica.

Por fim, os ministros vão ouvir reguladores europeus sobre o status do setor bancário e financeiro na União Europeia. “Enfrentamos um terrível teste econômico com a covid-19, e monitoramos de perto performance do nosso setor bancário”, disse Donohoe.