Ministro irlandês diz que pode levar mais 2 semanas para acordo do Brexit

135
Foto : União Europeia

São Paulo – O ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, disse que pode levar mais duas semanas para que um acordo seja alcançado nas negociações comerciais entre o Reino Unido e a União Europeia (UE).

“Acho que é mais provável que façamos um acordo do que não, simplesmente porque as consequências de não conseguir um acordo são tão significativas e caras para o Reino Unido, para a Irlanda e para alguns outros países da UE”, disse ele em uma coletiva on-line.

Embora tenha previsto que os dois lados chegariam a um acordo, Coveney não ficaria chocado se as conversações falhassem.

“Se não houver um grande avanço na próxima semana a dez dias, então acho que realmente estamos com problemas e o foco mudará para a preparação de uma saída sem um acordo comercial e todas as perturbações que isso acarreta”, afirmou.

O Reino Unido anunciou sua saída oficial da UE em janeiro deste ano. Desde então, os britânicos estão em um período de transição que acaba em 31 de dezembro deste ano, quando devem deixar definitivamente o bloco com ou sem acordo sobre sua relação futura.