Ministro da França diz que Europa deve recusar moeda do Facebook

Ministro de Finanças da França, Bruno Le Maire. Foto: Divulgação/ Serviço Audiovisual da União Europeia (UE)

Por Julio Viana

São Paulo – O ministro de Finanças da França, Bruno Le Maire, afirmou que a União Europeia (UE) deve recusar o desenvolvimento da libra, a moeda digital do Facebook. Segundo ele, é preciso pensar “na segurança dos consumidores, a estabilidade das finanças dentro da UE e a soberania dos estados europeus”.

Le Maire disse que embora seja contra a libra, ele acredita ser necessário buscar formas de reduzir os custos e os atrasos entre transações internacionais, seja entre os países da União Europeia ou fora deles.

“Precisamos pensar nas questões de moedas digitais, e talvez na possibilidade de termos uma moeda digital pública própria”, afirmou ele ao chegar na reunião do Eurogrupo (que reúne os ministros de Finanças da zona do euro), em Helsinki, na Finlândia.

“Essa é uma proposta eu estou colocando e na qual acho que devemos pensar, principalmente por estarmos perto da próxima reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) em outubro”.

Le Maire também disse que deve colocar em debate a importância das finanças europeias no combate às mudanças climáticas. Para ele, é importante se discutir uma “economia verde” no momento atual.

“Precisamos ter nossos próprios valores europeus e nossa própria taxonomia europeia para garantir que as finanças estão trabalhando para nos ajudar a combater o aquecimento global”, concluiu ele.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com