Micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios no país

140
Hoana Gonçalves / ME

Brasília – As micro e pequenas empresas representam juntas 99% dos negócios brasileiros, respondem por 30% de tudo que é produzido no país e são responsáveis por 55% dos empregos gerados no Brasil, segundo o ministério da Economia. A pasta comemorou ontem o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.


Em reunião remota realizada pela Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa (FPMPE), a subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, Antônia Tallarida, destacou que, além das medidas emergenciais lançadas em meio à pandemia para dar fôlego aos pequenos negócios, é preciso pensar e colocar em prática medidas estruturantes de longo prazo para trazer mais competitividade e produtividade ao setor.
“Vamos continuar melhorando o acesso ao crédito, necessário para o aumento da produtividade, além de melhorar a concessão de garantias, por meio da regulamentação, Sistema Nacional de Garantias, afirmou a subsecretária.

“Nós estamos criando o sistema de defesa do empreendedor, cuja ideia é defender o empreendedor na relação de hipossuficiência que ele tem quando está lidando com o Estado. Temos também o marco legal do reempreendedorismo, um projeto importante para melhorar o cenário para o empresário que precisa encerrar uma empresa e começar de novo”, ressaltou Antônia Tallarida