México será sede de negociações entre Maduro e oposição

53

Buenos Aires – O México sediará negociações entre o governo da Venezuela e a oposição na proposta da Noruega, anunciou o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, ontem em coletiva de imprensa. No entanto, ainda não há data definida para o início das conversas.

“Por proposta da Noruega, propõe-se que o México seja a sede para realizar essas negociações e aceitamos, porque o que procuramos é que haja diálogo e acordos entre as partes. São conversas entre o governo da Venezuela e a oposição. Esperançosamente um acordo será alcançado”, disse López Obrador, ao ser questionado sobre o assunto.

“Não quero entrar em detalhes, até peço desculpas às partes, simplesmente não poderia mentir e tinha que responder”, acrescentou.

No final de julho, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, garantiu que estaria pronto para se sentar para negociar com a oposição no México. Na ocasião, não havia sido confirmado que o país sediaria as negociações.

“Estamos prontos para ir ao México. O doutor [presidente do Parlamento] Jorge Rodríguez e o doutor [governador do estado central de Miranda] Héctor Rodríguez comunicaram a todas as delegações da oposição e do governo da Noruega que estamos prontos para ir ao México”, disse Maduro durante um ato.

Tradução: Cristiana Euclydes