México registra primeiro caso confirmado do novo coronavírus

192

São Paulo – O México registrou o primeiro caso confirmado de infecção pelo coronavírus. O paciente é um homem de 35 anos que viajou à Itália e está com sintomas leves, afirmou o subsecretario de prevenção e promoção da saúde mexicano, Hugo López-Gatell Ramírez, durante uma entrevista coletiva.

Segundo ele, ontem à noite havia indício de que o paciente estava infectado, mas o resultado da contraprova – o segundo exame que de fato confirma a contaminação – saiu na madrugada desta sexta-feira. O governo mexicano está monitorando a família do paciente e também cinco outros indivíduos com quem ele teve contato.

“Toda a família está em isolamento no Instituto Nacional de Enfermidades respiratórias O motivo, que fique claro, é o isolamento epidemiológico. Não precisariam, do ponto de vista médico, estar hospitalizados.

Além deste caso, o governo também considera haver um outro caso confirmado de um homem de 41 anos que teve contato direto com o paciente mais novo e que também havia viajado à Itália.

Neste caso, foi feito apenas um exame que apontou infecção pelo vírus e ainda falta a contraprova. Segundo Ramírez, porém, o caso está sendo tratado como o de um paciente infectado por causa da associação epidemiológica. Este homem de 41 anos está em isolamento em um hotel.