México inicia em maio vacinação de pessoas entre 50 e 59 anos

Foto: BioNTech

Buenos Aires – O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou o início da vacinação contra a covid-19 de pessoas de 50 a 59 anos a partir da primeira semana de maio. Ele também destacou a queda do contágio da doença no país.

Segundo dados do último Censo Nacional de População e Habitação, do Instituto Nacional de Estatística e Geografia do México, a expectativa é vacinar mais de 9 milhões de pessoas dessa faixa etária.

“Temos abastecimento garantido [de vacinas], o suficiente porque agimos na hora certa. Alguns meses depois do início da pandemia passamos a estabelecer contato com laboratórios que testavam vacinas”, disse López Obrador em sua tradicional entrevista coletiva.

Além disso, ele destacou que mais de 11 milhões de adultos com mais de 60 anos estão vacinados com pelo menos uma dose. “O contágio da covid-19 está diminuindo, os malefícios da pandemia estão diminuindo em todo o país”, afirmou.

De acordo com dados do Ministério da Saúde do país, o México recebeu 22.110.885 doses embaladas desde 23 de dezembro de Pfizer, AstraZeneca, Sinovac, Sputnik V e CanSino. Durante esta semana, mais de 3 milhões de doses de Pfizer, CanSino e Sputnik V devem chegar ao país.

Tradução: Carolina Gama