México deve se preparar para recessão global, diz secretário da Fazenda

137
Secretário da Fazenda do México, Arturo Herrera Gutiérrez. Foto: Divulgação / Secretaria da Fazenda e Crédito Público do México

Por Federico Frau Barros

Buenos Aires – A economia mexicana deve estar preparada para enfrentar uma eventual recessão mundial, disse o secretário da Fazenda do México, Arturo Herrera Gutiérrez.

“Primeiro, estamos sendo extremamente cautelosos com as finanças públicas; segundo, estamos promovendo uma série de programas para aumentar a demanda agregada, que tem impacto contracíclico e terceiro, estamos muito cuidadoso no processo de ratificação do Acordo Estados Unidos México Canadá (USMCA, na sigla em inglês)”, disse Herrera Gutierrez, ao concluir sua participação no Forbes Forum.

Em relação ao tratado, o secretário disse que está buscando uma ratificação nas próximas semanas e que isso “mudaria completamente as condições do México”, já que “teríamos um ambiente internacional muito incerto com um caminho de certeza quase único neste contexto para Estados Unidos, Canadá e México”.

Finalmente, ele afirmou que a estrutura tributária deveria ser alterada para que “não só tenhamos mais recursos, mas também os estados e os municípios devem fazer um esforço para arrecadar e não apenas a Federação”.

Edição: Julieta Marino

Tradução: Cristiana Euclydes