Mester do Fed diz que aumentos na taxa de juros não virão tão cedo

389
dólares EUA moeda câmbio nota cédula dinheiro
Foto: Tracy Olson / freeimages.com

São Paulo – A presidente da unidade do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Cleveland, Loretta Mester, disse que altas na taxa básica de juros nos Estados Unidos não estão próximas, e que a inflação no país deve desacelerar no próximo ano.
“Não acho que aumentos na taxa de juros ocorrerão tão cedo, pois não acho que vamos alcançar nossas metas, que são pleno emprego e taxa de inflação em ou acima de 2%, por algum tempo”, disse Mester, em entrevista ontem à “CNBC”, acrescentando que esta não é uma discussão no curto prazo.
“Eu acho que vamos basicamente pensar na decisão que está por vir, que é sobre compras de ativos, e então, quando estas diminuírem, teremos tempo de avaliar onde a economia está, o que está acontecendo com inflação e o emprego, e ver os progressos rumo a nossas metas”, disse ela, que este ano não tem direito a voto no Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).
Por fim, ela disse gargalos na cadeia de abastecimento devem durar mais do que o previsto incialmente, e que a taxa de inflação deve permanecer elevada no segundo semestre deste ano, “mas acho que vai cair no próximo ano“. Segundo ela, se isso não acontecer, será necessária uma reavaliação.