Merkel diz que conversará com Bolsonaro sobre desmatamento no G-20

Por Carolina Pulice

São Paulo, 26 de junho de 2019 – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que pretende ter uma “conversa clara” com o presidente Jair Bolsonaro sobre o desmatamento no Brasil durante encontro do G-20 (grupo que reúne economias mais industrializadas e países emergentes), no fim da semana, uma vez que o tema que preocupa o país e outros Estados Europeus.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Foto: Divulgação / Serviço Audiovisual da União Europeia

“Vejo com grande preocupação a atuação do novo presidente brasileiro [em relação ao desmatamento]. E a oportunidade será aproveitada durante a cúpula do G-20 para falar diretamente sobre o tema porque vejo como dramático o que está acontecendo no Brasil”, afirmou Merkel no parlamento alemão.

O comentário ocorre em meio ao processo de conclusão de um acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que se arrasta há quase vinte anos e que pode ser concluído ainda neste ano. Merkel, no entanto, disse que interromper o acordo não faria o governo brasileiro recuar nas ações que favorecem o desmatamento no Brasil.

“Eu não acho que não levar adiante um acordo com o Mercosul vai fazer com que um hectare a menos seja derrubado no Brasil. Pelo contrário”. “Mas vou fazer de tudo para que o que acontece no Brasil não aconteça mais. Mas não buscar o acordo de livre-comércio certamente não é a resposta para essa questão”, concluiu.

Merkel disse ainda que o acordo será feito com um grupo de países da América do Sul, e não somente com o Brasil. “Nós nos declaramos favoráveis a um acordo rápido, já que não se trata somente do Brasil”, afirmou.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com