May diz estar negociando acordo de Brexit com oposição

São Paulo – A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, publicou um vídeo no domingo em que afirma que está trabalhando com a oposição para chegar a uma proposta pluripartidária para o Brexit – processo de separação do Reino Unido da União Europeia (UE).

“Precisamos ter um acordo para garantir que deixemos a UE com um acordo. Por isso estamos procurando por novos caminhos, novas abordagens para encontrar um acordo no parlamento. E isso significa uma negociação entre partidos”, afirmou em vídeo. 

Ela ainda disse que, apesar de discordar do partido Trabalhista – o principal opositor do governo – em muitas questões, eles concordam em vários pontos sobre o Brexit. “O fim do movimento livre, a proteção de empregos e a proteção na segurança [por exemplo]. E por isso estamos conversando para garantir que a gente chegue a um bom acordo”.

Na semana passada, May enviou uma carta ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pedindo que o processo de saída fosse adiado para o dia 30 de junho. Ela se encontra nesta quarta-feira com líderes europeus para justificar o pedido.

Se aceito, o prazo deixa de ser no dia 12 de abril, nesta sexta-feira, e pode ser adiado para a data desejada por May ou para um período ainda maior. As opções fazem com que o Reino Unido participe das eleições parlamentares europeias, que ocorrem no dia 23 de maio.

Carolina Pulice / Agência CMA

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com