Mattarella deu à Conte mandato para formar novo governo

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente da Itália, Sergio Mattarella, deu a Giuseppe Conte o mandato para formar um novo governo de coalizão no país, de acordo com comunicado da Presidência italiana. Conte aceitou o mandato.

O novo governo será formado pelo antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) e pelo Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, até então rivais políticos. Ontem, os líderes dos dois partidos informaram no fim do dia que haviam chegado a um acordo para formar a nova coalizão, com Conte como primeiro-ministro.

Conte atuou como premiê da coalizão formada pelo M5S e pelo partido de extrema-direita Liga, mas renunciou no dia 20 de agosto, após a Liga, liderada por Matteo Salvini, retirar seu apoio ao governo, visando à convocação de novas eleições. O partido foi o mais votado no país nas eleições europeias de maio.

Diante da crise, Mattarella tinha a opção de antecipar as eleições, de formar um governo provisório ou de tentar formar uma nova coalizão. Ele realizou consultas nos últimos dias com os principais partidos políticos do país, antes de decidir dar o mandato a Conte para liderar o governo do MS5 e do PD.

O PD é considerado um partido com políticas mais moderadas do que a Liga, e possui uma posição favorável à União Europeia (UE). A expectativa, agora, é pelo orçamento italiano de 2020, que deve ser entregue à UE até o dia 15 de outubro, de acordo com as regras fiscais do bloco europeu.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com