Mais regiões dos EUA anunciam pausa em reabertura por aumento de casos de covid-19

707
Lexington Avenue, em Manhattan, Nova York / Foto: Divulgação/ Governo

São Paulo – A cidade de São Francisco, no estado norte-americano da Califórnia, anunciou uma pausa temporária na próxima fase de reabertura, em um mais uma região a frear o processo de retomada econômica refletindo o aumento de casos do novo coronavírus nos Estados Unidos.

Os restaurantes estavam programados para reabrir para refeições internas em 13 de julho, assim como bares ao ar livre, mas essas atividades vão continuar proibidas, segundo a prefeita de São Francisco, London Breed.

“Sabemos que a pausa na reabertura é decepcionante, mas não podemos correr o risco de deixar o vírus fora de controle”, disse ela ontem no Twitter.

“Infelizmente, o aumento nos casos de covid-19 e as hospitalizações em São Francisco, e os grandes picos em toda a Califórnia e o país, fizeram com que nossos especialistas em saúde pública sintam que não é seguro avançar com as reabertas que foram agendadas para a próxima segunda-feira, incluindo áreas internas jantar”, afirmou.

Em Nova York, o governador Andrew Cuomo anunciou ontem que três estados Delaware, kansas e Oklahoma – entraram na lista de obrigação de restrições de viagens devido à alta de casos. Pessoas que chegarem desses estados devem fazer quarentena de 14 dias.

“Os nova-iorquinos fizeram o impossível – passamos da pior taxa de infecção nos Estados Unidos para uma das melhores – e a última coisa que precisamos é ver outro pico de covid-19”, disse o governador ontem, em comunicado. Flórida e Califórnia e outros 14 estados já estão na lista.

No início da semana, o prefeito do condado de Miami-Dade, na Flórida, Carlos Giménez, ordenou ontem que academias fechassem e que restaurantes se limitem ao serviço de entrega.

“Continuo revertendo as aberturas de negócios, à medida que continuamos a observar um aumento na porcentagem de testes de covid-19 positivos e um aumento nas hospitalizações”, disse.