Mais da metade dos norte-americanos apoia impeachment, diz pesquisa

112
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – A maioria dos norte-americanos apoia o processo de impeachment contra o presidente Donald Trump que está avançando na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, após a invasão do Capitólio na quarta-feira passada.

Pesquisa CBS / YouGov mostrou que 55% dos entrevistados acredita que Trump deve ser impugnado. O levantamento mostrou ainda que 74% acham que é pelo menos um pouco provável que haja mais violência na próxima semana, durante a posse do presidente eleito Joe Biden, marcada para o dia 20.

Os deputados da Câmara iniciaram nesta manhã a sessão para votar uma resolução sobre o impeachment de Trump com o argumento de incitação à insurreição. Na quarta-feira passada, o prédio do Capitólio foi invadido depois que o presidente norte-americano convocou seus apoiadores a irem ao local contestar o resultado da eleição de novembro. Na ocasião, o Congresso certificava a vitória de Biden.

A pesquisa da CBS News conduzida pelo YouGov ouviu 1.521 residentes nos Estados Unidos entre 11 e 12 de janeiro. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.