Maioria das micro e pequenas empresas fará investimentos em 2021, diz Sebrae

195
micro empresa, pequena empresa, empresa, padaria
Foto: Divulgação/Sebrae

São Paulo – Uma parcela de 63% das micro e pequenas empresas pretende investir nos negócios no ano que vem, segundo um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os dados mostram também que 27% dizem não ter condições de investir, e que 10% pretendem guardar dinheiro para uma emergência.

A intenção de investir foi mantida mesmo depois de as empresas terem reportado queda no ritmo de recuperação do faturamento em novembro pela primeira vez depois de seis meses de uma retomada contínua, além de um aumento na proporção de empresários que confessaram estar com muitas dificuldades para manter o negócio em operação (de 43%, em setembro, para 47%, em novembro).

As entrevistas foram realizadas entre os dias 20 e 24 de novembro, com 6.138 donos de pequenos negócios de todos os estados e Distrito Federal.

As micro e pequenas empresas pretendem investir no ano que vem em divulgação (13%), modernização de produtos e processos (13%), ampliação da produção ou atendimento (9%), elevação da quantidade de produtos e serviços (9%), capacitação dos empresários (6%), reformas no estabelecimento (6%), capacitação dos funcionários (5%) e outros investimentos (5%).