Lucro líquido da CCR recua 58,5% no 3° trimestre

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CCR/Foto Divulgação

São Paulo, SP – A Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) reportou lucro líquido de R$ 251,5 milhões no terceiro trimestre de 2023, queda de 58,5% ante o mesmo período do ano anterior. O lucro líquido ajustado subiu 44,8% no período, para R$ 501,6 milhões, na mesma base de comparação.

“É com grande satisfação que compartilho que no 3T23 alcançamos o melhor ebitda trimestral de nossa história. Este resultado foi possibilitado pelo aumento da demanda nos nossos três modais
conforme tendência registrada nos últimos trimestres e pelo rigor do Grupo no controle de
custos, o que também proporcionou a significativa expansão de 4,4 pontos percentuais de margem”, disse o presidente do Grupo CCR, Miguel Setas, no relatório.

A receita líquida atingiu R$ 3,4 bilhões no trimestre, alta de 7,6% na base anual. A receita líquida ajustada registrou o mesmo resultado.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado totalizou R$ 2,1 bilhões no terceiro trimestre, 15,8% maior que o visto no mesmo período do ano anterior. O ebtida alcançou R$ 1,6 bilhão no período, queda de 29,5% na base anual. As margens ebitda e ebitda ajustada foram de 37,5% e 62,1%, respectivamente, queda de 27 pontos percentuais (pp) e alta de 4,4 pp.

O tráfego de veículos equivalentes apresentou crescimento de 4,2% no terceiro trimestre, na comparação anual, enquanto o número de passageiros embarcados nos aeroportos apresentou crescimento de 11,1% no período. Já o número de passageiros transportados nos negócios de mobilidade apresentou crescimento de 7,4% no período.

Ao final do trimestre, a dívida líquida da CCR era de R$ 22,5 bilhões, ante 20,4 bilhões na comparação anual. A alavancagem, medida pela relação dívida líquida por ebitda ajustado operacional, encerrou o período em 2,9 vezes, menor que menor 3,0 vezes vista no mesmo trimestre de 2022.

A CCR disse que seguiu executando investimentos “com assertividade”, com R$ 4,2 bilhões no acumulado de 2023, 133,4% acima do mesmo período de 2022, “com melhorias importantes em todo o portfólio”, disse a empresa.