Lucro das indústrias da China sobe 1,79 vezes em janeiro e fevereiro

Foto: Freeimages.com/ Gary Tamin

São Paulo – Os lucros das grandes empresas industriais da China subiram 1,79 vezes em janeiro e fevereiro de 2021 em base anual, de acordo com dados divulgados no final de semana pelo departamento de estatísticas do país.

Os lucros da indústria manufatureira avançaram 2,20 vezes na mesma base de comparação, mostram os dados, enquanto os ganhos da indústria de mineração subiram 83% e os da produção e abastecimento de eletricidade, calor, gás e água aumentaram 57,5%.

Segundo o estatístico sênior do departamento, Zhu Hong, o crescimento da produção industrial na China e das vendas refletem “efeitos combinados da recuperação estável da demanda do mercado interno e externo”, bem como os esforços de Pequim em prevenir e controlar a pandemia de covid-19.

Ele alertou, porém, que a situação internacional ainda é complexa e severa, com manutenção de medidas de contenção em muitos países, e assim “os lucros de algumas indústrias de bens de consumo não voltaram aos seus níveis normais de antes da pandemia”.