Lira ganha força, mas Baleia Rossi segue na frente em eleição na Câmara

Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados

São Paulo, 19 de janeiro de 2021 – O candidato a presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) ganhou força na disputa após ter conseguido trazer para o seu lado congressistas do PSL e do PTB, mas no quadro geral ainda é Baleia Rossi (MDB-SP) quem concentra a maior parte dos votos declarados até agora.

Os partidos que se comprometeram a apoiar Lira, candidato preferido pelo centrão e pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, somam 197 votos até o momento. Os partidos em prol de Baleia Rossi – candidato apadrinhado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e que conta com o apoio de partidos da oposição – possuem 253 votos.

A conta acima leva em consideração a divisão dentro do PSL, onde 36 deputados são favoráveis a Lira e 17 provavelmente seguirão apoiando Rossi, como havia determinado a cúpula nacional do partido.

Nem Lira nem Rossi possuem até agora os 257 votos necessários para vencer a eleição e ainda há 63 votos sendo disputados – o que significa que Lira ainda tem chances de vencer mesmo se todos os deputados votarem conforme a orientação dos partidos – algo pouco provável, visto que o voto é secreto.

Veja abaixo como está a distribuição dos votos até agora:

BALEIA ROSSI

PT 52
MDB 33
PSDB 33
PSB 30
DEM 29
PDT 26
SOLIDARIEDADE 14
PSL 17
PCdoB 7
Cidadania 7
PV 4
Rede 1

ARTHUR LIRA

PL 43
PP 40
Republicanos 32
PSL 36
PROS 11
PTB 11
PSC 10
Avante 8
Patriota 6