Lira defende “muito cuidado” com abertura de CPI da pandemia

524
Imagem do Congresso Nacional em Brasília
Congresso Nacional. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

São Paulo – O candidato a presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL), disse que se for eleito pode abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar como o governo lidou com a pandemia de covid-19, mas afirmou que é preciso “ter muito cuidado” em relação a este tipo de iniciativa.

“Qualquer CPI tem seus pré-requisitos”, disse Lira, acrescentando que nenhuma investigação será aberta sem o cumprimento destas exigências – entre elas o apoio de 171 deputados federais. Ele também disse é preciso “ter muito cuidado, muita serenidade” em relação a este tipo de assunto, especificamente, porque “não temos receita de bolo para esse vírus”.

A abertura de uma CPI tem sido defendida abertamente pelo atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na semana passada, ele disse ser “inevitável” haver uma investigação do Congresso sobre a forma como o Executivo lidou com a pandemia de covid-19.

“Isso tudo vai acabar virando uma grande investigação. É inevitável que tenha pelo menos uma grande CPI da Câmara ou do Congresso a partir de um momento um pouco mais na frente”, disse ele durante uma entrevista coletiva, referindo-se a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

Lira é o candidato à presidência da Câmara apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, e seu principal rival, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), é apoiado por Maia. A eleição para presidente da Câmara acontece em 1 de fevereiro.