Líderes europeus saúdam o início do mandato de Joe Biden

160
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen / Foto : União Europeia

São Paulo — A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, saudou o início do mandato do presidente norte-americano, Joe Biden, e comemorou dizendo que os Estados Unidos “voltou”, destacando que a Europa está pronta para “recomeçar” os relacionamentos com o país.

“Os Estados Unidos estão de volta. E a Europa está pronta. Para se reconectar com um parceiro antigo e confiável, para dar nova vida à nossa querida aliança. Estou ansiosa para trabalhar junto com Joe Biden”, escreveu von der Leyen em sua conta no Twitter.

Segundo ela, o início do mandato é “o momento pelo qual nós todos estávamos esperando” e disse estar animada para a volta do país ao acordo climático de Paris, o qual Biden já expressou que deve retornar após o ex-presidente norte-americano, Donald Trump, ter se retirado no início de sua função.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também saudou os novos líderes dos Estados Unidos, Biden e sua vice-presidente, Kamala Harris. “Muitas felicidades neste dia tão significativo para o povo norte-americano!”, escreveu ele em sua conta no Twitter.

“Estamos juntos. Estaremos mais fortes para enfrentar os desafios do nosso tempo. Mais forte para construir nosso futuro. Mais forte para proteger nosso planeta. Bem-vindo de volta ao Acordo de Paris!”, concluiu.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, deu boas-vindas a Biden e Harris, dizendo que “este é um grande dia para a democracia, alcançando muito além das fronteiras norte-americanas. A Itália está pronta para enfrentar os desafios de nossa agenda internacional comum, juntamente com os Estados Unidos”.

O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, comunicou o desejo de “todo sucesso e apoio nesta era de esperança e futuro”, para a dupla presidencial dos Estados Unidos. “Trabalharemos pela democracia e pelo fortalecimento de uma governança global mais justa, sustentável e inclusiva”.