Libra cai com rumores de que governo britânico considera novas eleições

58
Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Foto: Divulgação/ Boris Johnson

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A libra esterlina opera em queda ante o dólar, em meio a rumores de que o governo do Reino Unido planeja convocar eleições antecipadas caso a oposição consiga bloquear o Brexit sem acordo com a União Europeia (UE).

O Partido Trabalhista planeja apresentar esta semana um projeto de lei para impedir que o Reino Unido saia da UE sem acordo no dia 31 de outubro, nos poucos dias em que o Parlamento ficará aberto após o recesso.

As atividades parlamentares retornam amanhã. Na quarta-feira passada, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson arquitetou a suspensão do Parlamento do dia 9 de setembro até o dia 14 de outubro, para impedir que a oposição vete sua decisão de retirar o Reino Unido da UE mesmo sem acordo.

“Estamos fazendo todo o possível para afastar o país da beira do abismo”, disse Jeremy Corbyn, líder dos trabalhistas, em uma mensagem no Twitter. “Os planos de Boris Johnson de fechar o Parlamento para forçar um Brexit sem acordo são um ataque à nossa democracia”.

Caso a lei da oposição seja aprovada, o governo pode pedir aos parlamentares conservadores para votarem por eleições antecipadas. “A libra está sob pressão após as manchetes do fim de semana, que parecem sugerir que uma possível eleição pode acontecer mais cedo do que mais tarde”, disse o analista da CMC Markets, Michael Hewson.

“Esta semana tem o potencial de mudar o sentimento significativamente se os parlamentares conseguirem aprovar uma legislação que possa bloquear um Brexit sem acordo, com o cabo de guerra dentro do Partido Conservador definido para desempenhar um papel fundamental na determinação de como a libra se sai no que é provável que seja uma semana turbulenta”, disse ele.

Na manhã de hoje, a libra já operava em queda ante o dólar, após os dados mostrarem que o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do Reino Unido caiu para 47,4 pontos em agosto – seu menor nível desde julho de 2012.

Por volta das 15h08, a libra esterlina operava em queda de 0,76% ante o dólar, cotada a US$ 1,2063.