Lagarde diz que BCE não está fazendo tapering, e sim recalibrando compras

647
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde / Foto: BCE

São Paulo – O Banco Central Europeu (BCE) não está realizando tapering, e sim recalibrando suas compras ao anunciar uma redução no ritmo do programa de compra de emergência pandêmica (PEPP, na sigla em inglês), disse a presidente da instituição, Christine Lagarde, em coletiva de imprensa, após decisão de política monetária.
“Não estamos fazendo tapering. O que estamos fazendo é recalibrar o PEPP, assim como fizemos em dezembro e em março” disse Lagarde. “Estamos fazendo isso com base no quadro de avaliação conjunta, então olhamos para condições financeiras, e elas permanecem favoráveis”, afirmou.
“Fazemos isso com base nas perspectivas de inflação, foram revisadas para cima em 2021 e 2022, e em extensão menor em 2023, mas no quadro geral há melhorias em números de inflação”.
Segundo Lagarde, a reunião de setembro foi conduzida com base nas projeções do BCE. “O que estamos vendo é uma melhoria em muitas frentes. Os números de produção estão muito mais altos, os números de inflação foram revisados para cima, os números de emprego melhoraram”, disse.
“Com base nisso e no sucesso das campanhas de vacinação, que dissemos o tempo todo ser crítico para determinar a recuperação economia, acreditamos que a economia da eurozona está se recuperando, o que nos dá a confiança para adotar as medidas que adotamos, que é uma recalibragem para os próximos três meses”.
Lagarde afirmou ainda que o BCE está longe de finalizar o PEPP. “Estamos muito longe de encerrar as compras de títulos e aumentar as taxas”, disse ela. “O trabalho não terminou, precisamos manter a estabilidade de preços” na zona do euro.
A presidente do BCE afirmou que os membros do Conselho não discutiram na reunião de hoje sobre os próximos passos para o PEPP, e que isso será feito na reunião de dezembro. Ela reiterou que a decisão de reduzir o ritmo das compras foi unânime.